fbpx
O que são nichos de mercado? Como escolher um nicho lucrativo?

Nicho de mercado faz parte de um mercado maior. Se você construir seu negócio solo em um nicho, sua empresa seguirá uma estratégia de nicho.

Seguir uma estratégia de nicho ajudará você a se concentrar em um produto ou serviço específico.

Isso se concentra nos empresários que desejam administrar uma empresa sozinhos e escalar com a ajuda de funcionários externos (freelancers).

Através da escolha exata do seu nicho, você também pode conhecer o seu grupo alvo mais rapidamente.

•         Você descobrirá rapidamente se as pessoas que você definiu correspondem à realidade.

•         Você pode descobrir mais sobre seu grupo alvo por meio de pesquisas com clientes, conversas pessoais ou contato por e-mail.

•         Pequenos nichos oferecem a vantagem de como empreendedor individual, pode se concentrar em mercados pequenos para grandes empresas.

•         Assim, você pode dar um passo de cada vez e sua empresa crescerá de maneira saudável.

•         Um nicho é geralmente o subsegmento de um mercado maior, você toma dois mercados que atendem ao seu nicho.

•         Se você define apenas o esporte como seu mercado, o “nicho” é amplo demais. Por exemplo, você pode escolher o golfe como um subsegmento.

•         Também surge um nicho onde um mercado e um determinado grupo alvo se encontram.

•         Por exemplo, viagem é um mercado, no entanto esse mercado seria amplo demais. Você pode escolher esse mercado com um grupo alvo específico como um nicho de mercado.

•         Por exemplo, o nicho pode ser pessoas viajando sozinha, seu principal mercado seria viajar e seu público alvo seriam pessoas viajando sozinhas.

Como escolher um nicho lucrativo?

Vá para Amazon e clique em ‘Livros’. Você encontrará um link para a lista de mais vendidos diretamente abaixo do campo de pesquisa superior. Essa é outra fonte útil para tópicos de nicho.

Cada um desses recursos fornece uma lista de tópicos para possíveis nichos de blog.

Isso por si só não é suficiente para escolher um nicho lucrativo, mas é pelo menos um começo.

Certifique-se de escolher alguns que lhe interessam e que você se sinta seguro para escrever sobre quando tiver algum tempo para pesquisar.

Para ser lucrativo, seu nicho precisa ter muitas perspectivas e o menor número possível de sites concorrentes.

É essencial fazer uma pesquisa de palavras-chave nos nichos que você escolher, há mais se você fizer uma pesquisa no Google.

Uso de ferramentas de palavras-chave

Embora as versões pagas sejam as melhores, as avaliações gratuitas temporárias oferecem funcionalidade suficiente para encontrar as melhores palavras-chave para o seu nicho escolhido.

Digite o amplo nicho nos campos de pesquisa dessas ferramentas de palavras-chave. Por exemplo, ‘treinamento de cães’, ‘ficção científica’ ou ‘alimentos orgânicos’.

Você encontrará os termos de pesquisa (palavras-chave) que as pessoas usam para descobrir esses nichos.

Você está procurando por palavras-chave com a menor oferta possível (sites concorrentes) e a maior demanda possível (pesquise com essa palavra-chave / frase).

Sua escolha sempre será um compromisso, pois as palavras-chave mais populares tendem a ter os sites mais concorrentes a serem usados.

Sites concorrentes

Ocasionalmente, no entanto, você encontrará certas frases que as pessoas usam, mas para as quais poucos sites concorrentes foram otimizados.

Faça uma pesquisa no Google pelo seu termo de pesquisa entre aspas e você verá quantas outras páginas usam esse termo de pesquisa.

Isso pode lhe dar uma indicação de qual parte do seu nicho você deve segmentar.

Descubra problemas e perguntas

O próximo passo é identificar as perguntas às quais as pessoas desejam respostas e com que urgência elas as procuram.

Eles podem não ter acesso a determinados livros, podem querer informações que você pode fornecer ou podem estar procurando produtos para ajudá-los.

Você pode comercializar um ebook sobre o assunto com o qual as pessoas se preocupam ou até se envolver no marketing de afiliados, pode vender produtos relacionados a nichos por uma comissão.

Você poderia oferecer um boletim informativo sobre o assunto, em troca de seus endereços de e-mail (criação da lista).

Tópicos muito populares que têm poucos produtos em potencial podem ser monetizados com a venda de espaço para anúncios ou mesmo a publicação de blocos do Google AdSense.

Se você oferece produtos ou serviços, a escolha de um nicho pode ser mais fácil, mas você ainda precisa se concentrar em um aspecto desse nicho no qual as pessoas estão interessadas, mas pelo qual ainda há pouca concorrência.

Sobre o Autor

Andréa Mamede
Andréa Mamede

Especialista em Produtos, Pedagoga, Pós-graduada em Gestão de Seguros com mais de 20 anos de experiência no ramo. Possui paixão em ajudar pessoas a se desenvolverem e lutar pelo seu propósito de vida.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes que coletam alguns dados para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.