fbpx
A importância da continuidade dos negócios – vendas online via redes sociais

Você já se perguntou sobre a importância da presença online para dar continuidade aos seus negócios?

As vendas online via redes sociais são importantíssimas para manter seu negócio com um bom faturamento, mesmo quando você possui uma empresa física.

Um negócio online consolidado permite a continuidade dos negócios e se você ainda não tem presença online, te fazemos um convite para entender a importância de mudar.

Fonte imagem: https://unsplash.com/photos/_UeY8aTI6d0

Presença online e a continuidade dos negócios

Muitas empresas não se deram conta antes da pandemia que, ter presença online permite a continuidade dos negócios.

Não só no quesito vendas online, ter presença digital é importante para gerar um relacionamento com seus clientes.

Se a empresa quer ser lembrada quando o cliente sai de casa para fazer suas compras, ela precisa fazer parte do dia a dia do cliente. E não existe meio melhor para se comunicar e manter laços com custo bem baixo que as redes sociais.

Ter presença online te ajuda a perceber feedback de clientes, sanar dúvidas, atender melhor e consequentemente, vender mais.

Além disso, o universo digital é repleto de oportunidades para quem deseja dar continuidade aos negócios, fazendo mais vendas por meio das redes sociais.

Um ensinamento trazido pela pandemia

A necessidade de presença digital já era percebida por quem deseja aumentar as vendas e até mesmo o reconhecimento de marca.

Muito embora algumas empresas soubessem que existia essa necessidade, a presença digital não era o forte de muitos negócios.

O que fez com que essas empresas precisassem se adaptar de maneira muito rápida para não perderem por completo suas vendas.

Acontece que, as empresas que já possuíam tradição na venda online já eram lembradas pelos consumidores. Enquanto as que ainda estavam se adaptando perdiam vendas todos os dias por não estarem abertas.

Portanto, o cenário da pandemia revelou muito fortemente que a presença em redes sociais e no meio digital é vital para os negócios atualmente.

Não sendo interessante manter a sua empresa em funcionamento totalmente offline. Tendo em vista que, isso faz com que em situações excepcionais como a pandemia, a empresa passe por grandes problemas.

Além disso, limita o alcance que o negócio pode ter. Na internet é possível vender para qualquer parte do mundo, enquanto na loja física você está limitado a sua região.

Cuidados antes de focar nas vendas

As redes sociais e a presença digital da empresa não devem meramente ser focados em vendas. O ideal é que seu negócio se foque inicialmente em se conectar com os possíveis clientes.

Deixando a venda como algo secundário. Um trabalho bem feito de conexão com pessoas oferta muito mais resultados que um trabalho meramente focado na venda.

Nas redes sociais as pessoas querem conhecer a marca, trocar experiências e ter conexão, de modo que possam se identificar com a sua empresa.

Se a estratégia desde o início é focar na venda de produtos, provavelmente as primeiras vendas vão demorar a acontecer.

As estratégias precisam ser focadas em criar conexão e a partir disso ter engajamento entre o público e a empresa.

A partir desse resultado inicial é que a empresa deve começar a desenvolver um trabalho de vendas, após já ter sido reconhecida por seu público.

Obviamente, vender online é um processo diferente da venda pessoalmente. É preciso chamar a atenção das pessoas e despertar o interesse pelos produtos.

E isso pode ser feito em consonância com a etapa de engajamento, mostrando dicas sobre o universo da marca e gerando interesse.

Mostre os valores da marca online

Uma maneira muito positiva de gerar engajamento é revelando nas redes sociais quais são os valores da marca. Se mostrar engajado com causas sociais, revelar os interesses da marca para além das vendas, dar dicas e mostrar que é uma empresa solidária são aspectos positivos.

Essas boas práticas conectam a marca e o público através do compartilhamento de valores. O que é importante para engajar e fidelizar pessoas que acreditam nas mesmas causas.

Lembre-se que tudo deve ser transparente e honesto. Não adianta se engajar online com a causa animal, por exemplo, e maltratar um cachorro de rua na loja física.

Esse tipo de atitude controversa causa uma grande repercussão negativa para a imagem da marca e sempre deve ser evitado ao máximo

Portanto, adote somente posturas que realmente condizem com os ideais e valores da marca. Para evitar cair em qualquer tipo de controversa e isso custar caro para a imagem do seu negócio.

Não se mantenha offline

Muito embora algumas empresas ainda estivessem resistentes com relação a esse tipo de investimento, é fundamental migrar seu negócio para o universo digital.

A pandemia revelou intensamente essa necessidade que não pode mais ser ignorada por seu negócio.

Se você ainda não tem presença digital, comece hoje mesmo a fazer a sua conta comercial totalmente separada da sua conta pessoal! Seu negócio precisa estar online, mesmo que você não esteja planejando ter um site ou página de vendas.

Comunique-se com seu público de forma espontânea nas redes sociais e você verá o faturamento e reconhecimento de sua marca aumentarem todos os dias.

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes que coletam alguns dados para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.